Gurkha Cigars.

Gurkha Cigars.

5 de julho de 2022 0 Por Caio Chaddad

E quem disse que não contaríamos uma breve história da marca que é considerada a Rolls Royce dos charutos?
.
O nome Gurkha é uma homenagem aos guerreiros nepalêses que lutaram ao lado do exército britânico durante o reinado inglês na região ao final do século 19.
.
Tudo começou em 1989, quando Kaizad Hansotia, filho de família rica que fabricava relógios de luxo exclusivos para o Duty Free, de férias na Índia passou por uma tabacaria em que viu um português torcendo alguns charutos ali mesmo e ficou maravilhado com o processo e com toda a beleza dos charutos.
.
Kaizad decidiu comprar algumas unidades para presentear seus clientes do ramo de relógios. Alguns dias depois, recebeu algumas ligações dos clientes pedindo por mais daqueles charutos. Ali ele percebeu um negócio em potencial.
.
Voltou àquela loja e negociou a compra de todo o estoque e, consequentemente, a marca de seus charutos que já se chamava Gurkha por US$ 149!
.
Voltando aos Estados Unidos, onde vivia, Kaizad começou a notar que todos os charutos tinham uma apresentação muito simples, tanto nas anilhas quanto nas caixas, então teve a idéia de investir na apresentação de seus charutos, como se fossem jóias.
.
Inicialmente os Gurkha eram vendidos apenas no Duty Free, onde Kaizad tinha um bom relacionamento devido ao negócio de relógio, mas em pouco tempo muitas tabacarias entraram em contato demonstrando interesse em trabalhar com os charutos no comércio dos EUA.
.
Vendo essa defasagem de charutos Super Premium no mercado, a Gurkha veio para quebrar paradigmas trazendo charutos com valores entre US$ 14 e US$ 17, um valor impensável em um mercado no qual os charutos mais caros eram vendidos a US$ 5 a unidade. Além disso, seus charutos também eram vendidos individualmente enquanto os concorrentes vendiam apenas em caixas. Por esses aspectos pode-se dizer que a Gurkha chocou o mercado e revolucionou a maneira que os charutos eram vendidos. E isso só foi possível aliando excelente qualidade e apresentação à um preço premium.
.
Devido ao início, a marca não foi muito bem recebida pelo trabalhador da classe média que até hoje, ainda considera o Gurkha como um produto superfaturado destinado apenas àqueles que desejam gastar uma exorbitante quantidade de dinheiro para um charuto.
.
Mas essa constatação parou de fazer sentido quando a marca colocou no mercado ótimos produtos a preços bem acessíveis. Como por exemplo, o Cellar Reserve, o 125th Anniversary e o Ninja, que podem ser comprados a preços relativamente baixos mas com a qualidade que é tradição da Gurkha.
.
Hoje, depois de muitas premiações em diversas linhas, a Gurkha produz 7 milhões de unidades ao ano e está presente em 28 países com suas mais de 150 anilhas disponíveis ao mercado mundial.
.
Mais um belo exemplo do que uma boa gestão pode construir.
.
Gostou? Então compartilhe e marque os seus amigos. Não deixe de espalhar bons conteúdos desse mundo tão encantador que é o Mundo do Charuto.

https://atabaca.com.br/busca/gurkha