ZIPPO: O ÍCONE DOS ISQUEIROS
A história da Zippo começa no início da década de 1930, no Bradford Country Club em Bradford, Pensilvânia.
George Grant Blaisdell viu um amigo tentar desajeitadamente usar um pesado isqueiro de fabricação austríaca. Blaisdell observou que o isqueiro funcionava bem, mesmo com vento, devido à chaminé única, mas a aparência e o design eram utilitários e ineficientes. Isso porque o isqueiro exigia o uso das duas mãos para operar e tinha uma superfície de metal fina, que era facilmente amassada.
No final de 1932, o George Grant Blaisdell decidiu reconstruir o isqueiro austríaco. Fabricou uma pequena caixa retangular e prendeu uma tampa com uma dobradiça. Preservou o desenho da chaminé que protegia a chama.
O resultado foi um isqueiro atraente que era facilmente operado com uma mão. O nome “Zippo” foi criado pelo Sr. Blaisdell. Ele gostou do som da palavra “zipper”, então formou variações da palavra até se estabelecer em “Zippo”, que sentiu ter um som “moderno”.
O novo isqueiro de bolso foi vendido inicialmente por US$ 1,95 cada, respaldado pela garantia incondicional vitalícia do Sr. Blaisdell, que ficou famosa pela expressão: “Funciona ou nós consertamos de graça™”.
Aliás, o primeiro isqueiro Zippo, produzido em 1933, está em exibição no Zippo/Case Museum em Bradford.
Uma curiosidade: por qual motivo a Zippo é tão famosa entre os militares norte-americanos?
Explicamos.
Após a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial em 1941, a Zippo cessou a produção de isqueiros para os mercados de consumo e dedicou toda a produção às forças armadas dos Estados Unidos da América.
Essa iniciativa levou à produção do isqueiro Zippo com uma caixa de aço e acabamento preto crackle.
O fato de milhões de militares americanos carregarem o isqueiro para a batalha foi um catalisador significativo para estabelecer a Zippo como um ícone americano em todo o mundo.
Por outro lado, abastecer o mercado militar permitiu que a Zippo se fortalecesse financeiramente e a tornasse uma empresa viável.
Com o término da 2ª Guerra Mundial em 1945, a Zippo voltou a produzir isqueiros destinados ao mercado consumidor em geral.
E por que os isqueiros da Zippo se tornaram um ícone norte-americano?
Aponta-se que uma das maiores influências para que os isqueiros da Zippo se tornassem um ícone norte-americano seja sua relação com a cultura popular, com Hollywood, Broadway e a indústria da música.
A título de curiosidade, o isqueiro Zippo foi apresentado em mais de 2.000 filmes, peças de teatro e programas de televisão ao longo dos anos, estrelando em produções tão diversas como “I Love Lucy”, “The X-Men” e “Hairspray – the Musical”.
Muitas vezes, o isqueiro é um adereço chave, usado para avançar o enredo ou para refletir a personalidade de um personagem.
E o som emitido ao abri-lo?
Ah, o famoso som – “click” – foi utilizado em músicas, e os próprios isqueiros foram apresentados em capas de álbuns, tatuados na pele de roqueiros e empunhados em sessões de fotos da Rolling Stone.
Zippo é sinônimo de segurança e confiabilidade!
Segundo a própria empresa:
“Em um mundo onde a maioria dos produtos é simplesmente descartável ou disponível com garantias limitadas, os isqueiros Zippo permanecem apoiado por sua famosa garantia vitalícia. Em mais de 85 anos, ninguém jamais gastou um centavo no reparo mecânico de um isqueiro de bolso Zippo, independentemente da idade ou condição do isqueiro. O isqueiro de bolso Zippo está enraizado na cultura americana e é um ícone global de durabilidade e confiabilidade” (tradução livre).
O Sr. Blaisdell veio a falecer em 3 de outubro de 1978, herdando o negócio suas filhas, Harriett B. Wick e Sarah B. Dorn.
Foi nessa fase, durante a década de 70, que a Zippo começou a se expandir para os mercados estrangeiros.
Na década de 80, a empresa chegou a ser de propriedade de seis membros da família Blaisdell, incluindo suas filhas – que herdaram o negócio – e os seus netos.
Avançando no tempo, na década passada a expansão da empresa aumentou, particularmente para mercados da Índia e China. Neste mesmo período, o aumento das vendas domésticas, no mercado norte-americano, levou a Zippo a aumentos recordes de vendas em 2011/2012.
Também em 2012, no seu 80º aniversário, a produção da Zippo ultrapassou a incrível marca de 500 milhões de isqueiros!
Atualmente, George Blaisdell Duke, neto do Sr. Blaisdell, é o único proprietário e presidente do Conselho da Zippo.
Para os apreciadores de um bom charuto, é de se lembrar que a Zippo atualmente produz excelentes maçaricos, com diferentes quantidades de chamas e modelo. Escolhi um deles para o meu “kit” e não me arrependo. Afinal, nunca me deixou “na mão”.
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Fontes: https://www.zippo.com/pages/then-now.