Tipos de Cortes e Cortadores.
Cada corte tráz uma experiência diferente para as suas baforadas. Mas, você conhece os tipos de cortadores e quais as suas particularidades?
.
Furador – é estranho começar o post falando sobre corte e o 1º item ser um furador. Mas… vamos relevar essa parte.
O furador é muito usado em charutos que possuem o fluxo demasiadamente solto, o famoso fluxo canudo, pois ele faz um furo na cabeça do charuto menor que o diâmetro da bitola, restringindo o fluxo de ar e concentrando os sabores de todo o canhão apenas naquele furo.
.
V-Cut – é o famoso cortador em V. Ao invés do furo e do corte tradicional, ele faz uma espécie de fissura na cabeça do charuto. Muito recomendado para charutos Box Pressed ou Quadrados, que, por conta de seu formato peculiar, podem vir a ser danificados com o corte tradicional de lâminas duplas. Nada impede que um corte em V seja feito em uma bitola Parejo também.
.
Cortador de Lâmina Dupla – é o cortador tradicional. Aliás, podemos dizer que apenas o corte é tradicional, pois em Lâminas Duplas temos diversos modelos e formatos de cortadores que produzem o mesmo corte, como Tesouras, Cortadores em Gota, Perfect Cutters e por aí vai. Mas o lance desse corte é proporcionar um fluxo mais aberto para charutos bem recheados ou cubanos que, em sua maioria, possuem essa característica de fluxo mais preso.
.
Não existe uma regra no mundo do charuto. Afinal, o melhor corte ou o melhor charuto é aquele de agora, sendo degustado com uma boa companhia e uma boa bebida.
Mas é interessantes saber que existem maneiras diferentes de se apreciar essa arte.