Romeo y Julieta.

Romeo y Julieta.

29 de junho de 2022 0 Por Caio Chaddad

Hoje vamos falar um pouco sobre uma das marcas cubanas mais icônicas da história: Romeo y Julieta.
.
O início de tudo se deu em 1875, quando fundada por Inocencio Alvarez e Manin Garcia a marca que levaria o nome da mais famosa tragédia escrita por Shakespeare, Romeu e Julieta.
.
Entre os anos de 1885 e 1900, a marca foi premiada inúmeras vezes em diferentes exposições de degustação. Se prestar atenção às anilhas vai notar que ainda são evidenciadas várias Medalhas de Ouro, como forma de mostrar e homenagear essas premiações.
.
Mas o “boom” da RyJ aconteceu realmente a partir do ano de 1903, quando José Rodríguez Fernández-Roces, mais conhecido como Don Pepín, adquiriu a propriedade sobre a marca junto com sua a sua empresa Rodríguez, Argüelles y Cia.
.
Para terem uma idéia da expansão de Don Pepín, em 1918, a RyJ tinha uma produção de 25 milhões de charutos e cerca de 1.500 funcionários, trabalhando principalmente para os mercados da Europa, America do Sul e Estados Unidos.
.
A marca era a queridinha entre os clientes mais ricos ao redor do mundo, muitos dos quais exigiam anilhas personalizadas para os seus charutos. No seu auge, foram produzidas até 2.000 anilhas personalizadas para os mais diversos clientes. Na época a RyJ também era muito conhecida pelos seus torcedores experientes, especialistas em produzir charutos figurados.
.
A figura mais famosa a se aficionar pela marca foi Sir Winston Churchill (como contado alguns posts atrás), e tamanha era sua paixão e devoção que uma das bitolas mais icônicas da marca leva o seu nome como homenagem, a bitola Churchill (7″ por 47 de ring).
.
Após a morte de Don Pepín em 1954, houve a nacionalização da indústria do tabaco cubano por conta da revolução e sua empresa foi transferida para La Romana, na República Dominicana, onde é feita a produção do Romeo y Julieta para o mercado Americano que hoje é dirigida pela Altadis SA (subsidiária da Imperial Brands e detentora também de direitos sobre as anilhas da Montecristo e H. Upmann).
.
A Romeo y Julieta cubana segue sendo produzida sob o governo cubano e ainda é uma das marcas globais mais vendidas.
.
Gostou dessa história? Compartilhe e marque os seus amigos que gostariam de aprender um pouco mais também.

https://atabaca.com.br/busca/romeo%20y%20julieta