Hoyo de Monterrey.
Uma das marcas de fortaleza mais suave do vitolário da Habanos e também uma das mais antigas. Apresento-lhes a Hoyo de Monterrey.
.
A história de Don José Gener y Batet começou em 1831 no auge de seus 13 anos quando ele saiu de seu país natal, Espanha, e foi à Cuba trabalhar na fazenda de seu tio em Vuelta Abajo. Vinte anos depois, ele abriu sua própria fábrica de charutos em Havana e começou a produzir sua própria linha de charutos, La Escepción. Em 1865, depois de usar os lucros de sua fábrica para adquirir uma das melhores fazendas de tabaco de Vuelta Abajo, registrou uma linha de charutos com o nome de Hoyo de Monterrey.
.
O nome é uma homenagem à região de mesmo nome e formação geológica de San Juan y Martínez (município pertencente à província de Pinar del Río). A marca tornou-se popular, especialmente no mercado britânico e a fábrica de José Gener posteriormente se tornou uma das maiores fábricas de Cuba. Em 1900, Gener morreu na Espanha e sua filha Lutgarda Gener assumiu o negócio que ficaria na família por mais trinta anos.
.
Em 1931, a família Gener vendeu suas marcas de charutos para se concentrar no plantio de cana-de-açúcar. A empresa de Fernández, Palicio y Cía comprou as marcas Hoyo de Monterrey e La Escepción e as adicionou à sua impressionante linha, que já incluía Punch e Belinda.
.
Nessa época, na década de 1940, a série Le Hoyo (junto com a série Chateaux que mais tarde seria usada para criar a linha de charutos Davidoff) foi criada para o distribuidor suíço A. Dürr & Co.
.
Após a morte do sócio Ramón Fernández, Fernando Palicio tornou-se o único proprietário do negócio e em 1958 suas linhas de charutos representavam 13% de todas as exportações de charutos de Havana.
.
Depois que o governo revolucionário de Cuba nacionalizou unilateralmente todos os fabricantes de charutos em 1959, Fernando Palicio deixou Cuba partindo para a Flórida.
.
Posteriormente, ele vendeu suas linhas de charutos para a família Villazon, que continuou a fazer os charutos Punch, Hoyo de Monterrey e Belinda mas com tabaco Hondurenho em sua fábrica de Tampa, Flórida, para o mercado americano.
.
A Hoyo de Monterrey segue sendo produzida tanto em Cuba quanto em Honduras e ainda é uma linha de charutos popular e comercializada globalmente. Para os mais aficionados, é uma marca muito valorizada trazendo suavidade e elegância em sua fumada.
.
Gostou de mais essa? Não deixe de compatilhar!