Dicas A Tabaca #2: Como fumar Charuto.
Dicas A Tabaca #2: Como Fumar Charuto.
Parece fácil, não é tão difícil, mas a galera acha que é COISA DE OUTRO MUNDO. Vamos aprender o MÍNIMO para extrair o MÁXIMO em suas baforadas charuteiras?
.
Para facilitar o entendimento, vamos nomear alguns pontos:
-Pé do charuto – Local onde é feito o acendimento;
-Cabeça do charuto – Local onde se coloca a boca;
-Cap – Pedaço de tabaco que serve para “prender” a Capa do charuto. Fica localizada na cabeça do charuto;
-Canhão – Charuto por inteiro.
.
Preste atenção nessas dicas.
.
1ª – Corte. Ah o famigerado corte. Há uma maneira bem simples de localizar onde o corte deve ser feito. Você pode visualizar linhas horizontais, perpendiculares ao “Canhão” e localizadas na cabeça do charuto. Elas delimitam a “Cap”. Posicione o charuto na vertical (com o pé para baixo). O corte deve ser feito acima desse limite da Cap, acima das linhas horizontais. Se feito abaixo, prepare-se para que a capa do seu charuto se desenrole por inteira.
Verifique o fluxo a frio. Achou muito preso? Corte um pouquinho mais, respeitando o limite da Cap. Achou o fluxo ótimo? Vamos para o acendimento.
.
2ª – Acendimento. O principal bizu aqui é: O charuto não precisa ser aceso com o contato da chama, e sim com o calor proporcionado por ela. Qual a ferramenta que temos para que a chama produza bastante calor? O Maçarico. As coisas estão se ligando, né? Pois é, opte sempre por maçaricos, independente da quantidade de saídas de chama que ele possua. Mantendo uma distância adequada entre a chama e o charuto, vá aquecendo todo o pé de maneira em que ele se acenda por completo. Pessoalmente gosto de ir acendendo as bordas e ao ver a linha de queima perfeita, vou para o centro do pé.
.
3ª – A fumada. O momento tão esperado após todo esse ritual. Nessa parte você deve por si só, sacar o que mais te agrada. Existe uma dica para a fumada? Sim. Cadencie as suas puxadas. Fume devagar, de um tempo entre as baforadas. Esse tempo serve para o charuto não se aquecer demasiadamente, e assim amargar a sua degustação. Você deve encontrar o meio termo entre não aquecer muito o charuto e não deixá-lo apagar. Esse é o “timing” perfeito.
.
Para finalizar, gostaria de dizer que não sou um “cagador de regras”, e sim, um apaixonado por charutos, que depois de algum tempo de experiência está humildemente aqui para ajudar você iniciante a pegar gosto por essa arte. Dê mais de uma chance. Comece sim pelo charuto mais barato, não tenha preconceitos, assim você vai poder diferenciar alguns detalhes lá na frente.