A história do Arguile.

A história do Arguile.

26 de maio de 2022 0 Por Caio Chaddad

Narguile, arguile, shisha e, se quiser mais uma nomenclatura, hookah, nada mais é do que um tipo de cachimbo bem grande de água. A sua origem é controversa e bem antiga, mas a versão mais comum e difundida é a de que tenha surgido na região entre a atual Índia e Paquistão no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça antes de se fumar.
.
Os primeiros narguiles eram bem rústicos, feitos principalmente de madeira e côco, vindo daí a origem da palavra narguile, do persa, que significa côco.
.
Começando pelas diferentes nomenclaturas, como dito acima, narguile é de origem persa, enquanto a palavra arguile é a mais usada pelos países árabes da área do Levante (Síria, Jordânia, Palestina, Líbano, por exemplo).
.
Shisha é amplamente usada na península arábica, no Egito e em outros países do norte da África.
.
Por último, hookah é muito usada nos países de língua inglesa.
.
Já o nome narguilé (narguilê), como é mais falado no Brasil, vem da forma afrancesada para o cachimbo.
.
A Turquia tem importância na história do narguile. Como forte polo cultural do oriente durante muitos séculos, o narguile chegou por lá há cerca de 500 anos atrás, tornando-se muito popular entre os aristocratas e os intelectuais da época, recebendo novos designs e formas. Sua grande popularidade nos cafés da sociedade turca, se deu aos atendentes especializados em arguile dos cafés, em virtude do preparo do cachimbo, da etiqueta usada em servir os fumantes, entre outros detalhes.
Rapidamente os arguiles, e o ato de fumá-los em coletivo, se transformou em um dos passatempos favoritos da população árabe, se tornando um hábito comum nas rodas de conversa sobre política, religião e acontecimentos diários.
.
O arguile se popularizou entre os jovens e idosos, homens e mulheres, e se tornou um símbolo de hospitalidade, serenidade e harmonia. Em reuniões sociais, o arguile é colocado no centro do grupo, e a mangueira é passada adiante enquanto trocam-se palavras, e compartilham-se ideias, de um modo solto e descontraído.

https://atabaca.com.br/arguile