Dicas A Tabaca #1: Como fumar Cachimbo.
Dicas A Tabaca #1: Como Fumar Cachimbo.
Eis aqui uma nobre arte, tão antiga quanto se imagina e que (graças a Deus) vem sendo rebuscada assiduamente por pessoas que procuram novas formas de agradar o paladar.
.
Aqui vão algumas dicas para vocês que desejam iniciar no mundo dos Cachimbos.
.
1ª – Coloque apenas o tanto de tabaco que você acha que vai fumar. Esse é um ponto que achei bem interessante quando comecei, não é necessário encher o fornilho toda vez que for fumar.
.
2ª – Na primeira vez que o tabaco é aceso, ele se expande não permitindo a queima correta. Chamamos isso de Pré Acendimento. É aí que entra a ferramenta indispensável ao cachimbeiro: o Socador, ou Tamper.
Com o socador, pressione levemente o tabaco de maneira que ele se assente novamente no fornilho. Aí sim, você pode reacendê-lo. Na maioria das vezes é necessário mais de uma “socada” para o fumo queimar sem apagar constantemente.
Não se preocupe pois, diferente do charuto, o reacendimento constante não é um problema.
.
3º – Conheça a cadência certa para cada tabaco. Você vai perceber cedo como, por exemplo, o aromatizado esquenta mais rápido. E o cachimbo castiga, o cachimbo educa, meu amigo. Se você não respeitá-lo, se prepare para dormir com a língua queimada.
Portanto ao perceber o aquecimento exacerbado da fumaça ou do fornilho, de um tempo para o cachimbo descansar, esfriar.
.
E por fim, se permita conhecer. Do mais barato ao mais caro, do mais aromatizado ao mais tradicional. Dê ao seu paladar uma gama de nuances e descubra por si, o que te agrada mais.